Fracassos que deveriam ser sucessos - Part. 1
Em 2006, depois de garantir sua permanência entre as maiores cantoras pentecostais graças ao estrondoso sucesso dos CDs ‘Até o Fim’ e ‘Pérola’, que venderam milhares de cópias e emplacaram várias músicas nas igrejas do Brasil, Elaine de Jesus, lançava ao mercado da música gospel um CD que dividiu opiniões.
‘Sala do Trono’ marcava o fim da parceria da cantora com o produtor Jairinho Manhães, que havia produzido seus discos anteriores e que, coincidentemente, eram até então os mais bem sucedidos.
O disco, dessa vez produzido por Rogério Vieira - já muito requisitado na época por produzir os álbuns de Aline Barros -, veio com versões e um toque internacional nunca investido até então por uma cantora pentecostal.
O resultado de tantas inovações em um CD fez com que muitos desaprovassem o trabalho porque, por exemplo, o álbum possuía músicas complicadas de se cantar nas igrejas devido ao tom e também ao estilo Pop bastante presente nas faixas. Sobrou para ‘Autoridade Divina’ e ‘Terremoto de Glória’ o papel de fazer sucesso nas igrejas e, mesmo assim, não causou tanto impacto como ‘É Demais’ ou mesmo ‘Terremoto Santo’ (álbuns de maiores sucessos da cantora).
Como resultado, o disco teria vendido mais ou menos 200 mil exemplares, quantidade inegavelmente baixa para uma cantora que há dois anos chegou a marca de 600 mil exemplares com o disco ‘Pérola’, um marco na música pentecostal brasileira.
Mas, e se o disco fosse lançado nos dias de hoje? Sem dúvida nenhuma teria mais reconhecimento, pois contém músicas ótimas como a própria faixa título, composta por Elizeu Gomes, e uma das canções mais bem feitas sobre a chegada da Igreja no céu... Ou mesmo ‘Há Uma Esperança’, que mescla o pop com o pentecostal e, com certeza, ganharia os conjuntos de mocidade pelas igrejas do Brasil.
Uma prova é que quando a canção ‘Autoridade Divina’ foi incluída na coletânea ‘Promessas - Pentecostal’ da gravadora Som Livre, e o seu clipe abria o comercial que passava em rede nacional na emissora Rede Globo, a música voltou a ser destaque nas igrejas e a ter milhares de acessos no Youtube, fazendo até mesmo com que o disco ‘Sala do Trono’ viesse a ser relançado pela Aliança, que entrou em parceria com a cantora para que isso pudesse acontecer.
O fato é que a cantora Elaine de Jesus pagou o preço por trazer a inovação para a música pentecostal, incluindo o estilo pop em seus álbuns. E talvez, se hoje muitas cantoras podem trazer inovações em seus trabalhos sem sofrerem julgamentos foi graças à Elaine de Jesus, que foi a pioneira em tal feito.
‘Sala do Trono’ e seu consecutivo álbum, ‘Transparência’, são os melhores discos Pop Pentecostais lançados até os dias de hoje!
Por Herick Marques Diener
NewsGospel
Transparencia foi mais fracasso que esse...
ResponderExcluirEu amo esse CD! Mas quase ngm falou dele mesmo...
ResponderExcluirBARBIE GOSPEEEL <3 <3
ResponderExcluirA Elaine consegue fazer o melhor pop pentecostal do Brasil,apesar de gostar mais do pentecostal,mas ela é sem duvida a melhor!!
ResponderExcluirFoi mais fracasso do q vc imagina, ate pq n sail da primeira tiragem (aa100.000) flopou
ResponderExcluirComprei os dois anos depois d lancados devido ao comercial e o clipe autoridade divina....Mas de cara ficaram bem longeee dos dois antecessores Foi queda livre mesmo.
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