19 álbuns para você ouvir por inteiro em 2019

O ano está apenas começando e, se você escreveu uma listinha de coisas para fazer durante o passar desses próximos doze meses, que tal inserir mais essa com 19 álbuns para ouvir por inteiro em 2019?

Bem antes de se tornar um ícone para os jovens, adolescentes e um grande número de atores e cantores seculares, Leonardo Gonçalves já tinha dois grandes álbuns em sua discografia, e uma penca de músicas conhecidas entre o público adventista.

O segundo, lançado em 2007, chama-se “Viver e Cantar” e apresenta em seu repertório de 18 faixas (sim, DEZOITO) destaques como “Ele Virá” e “Moriá”. 




Não há dúvidas, o Diante do Trono fundiu seu nome como um marco na música gospel com o álbum “Preciso de Ti”, mas seria um pecado afirmar que o disco anterior “Águas Purificadoras” é muito melhor que o vendedor de 2 milhões de cópias? Porque ele é.

“O Cheiro das Águas”, “A Vitória da Cruz” e “O Bálsamo de Gileade” são, individualmente, canções que você deveria ouvir o quanto antes.


Do Grammy injustiçado ao tom de voz peculiar, a maioria das pessoas encontram um motivo para ignorar e não dar valor à carreira de Marina de Oliveira.

Mas se hoje você ouve lá na sua igreja o ministério de louvor cantar músicas como “Santo Espírito” ou “Pra Sempre” é porque cantoras como ela começaram a inserir versões internacionais em seus álbuns, lá na década de 80, quando músicas em inglês eram consideradas “do diabo”.

“Imenso Amor” é recheado delas, na verdade, noventa por cento do repertório são versões. “Faça um Teste”, “Pastor do Coração”, “Amor em Qualquer Língua” e “Imenso Amor” são os destaques da obra. 


Você pode não concordar, mas existe uma grande diferença no cenário da música gospel antes e depois de Daniela Araújo, isto porque grandes nomes como, Gabriela Rocha, Priscilla Alcântara, Jotta A entre outros, foram influenciados e, até mesmo, tiraram uma casquinha do som novo e do estilo de cantar que a cantora trouxe.

O álbum de estreia autointitulado da intérprete sempre será o seu melhor disco e, quem concorda, respira!


Ela tinha tudo para repetir a fórmula que lhe rendeu sucesso nos álbuns anteriores, mas escolheu inovar e pagou o preço por isso. Parcialmente produzido em Nashville - Tennessee, e lançado durante a premiação internacional GMA Dove Awards, “Sala do Trono” é o sexto disco da cantora Elaine de Jesus.

O gênero adoração infiltrado em algumas faixas como “Deixa o Véu Descer” e “Insaciável Adoração” fez com que seus admiradores mais antigos torcessem o nariz. Mas nada como ouvir o material hoje em dia, depois que quase todas as cantoras pentecostais resolveram repetir a mesma proposta em seus álbuns, né?


Tímida, ela bem que tentou se esconder lá atrás entre os outros vocalistas integrantes do Diante do Trono, mas não demorou muito para ter um disco inteiramente seu.

“Reina Sobre Mim” é o excelente álbum de estreia da cantora Nívea Soares. E, se você gosta de músicas mais populares da intérprete como “Que Se Abram os Céus” e “Filho do Deus Vivo”, também deveria conhecer faixas desse disco como “Vinde a Mim”, “Reina Sobre Mim” e “Ele Vem”.


Priscilla Alcântara teve uma carreira tão lenta e crescente que eu levei um susto quando há uns anos ela anunciou que gravaria um DVD comemorativo de uma década de ministério (quanto tempo eu dormi???)

Bom, por algum motivo o material não saiu, mas de presente ganhamos o seu quinto álbum “Gente”, que carrega sonoridade e conteúdos líricos nada convencionais para a música gospel.


Quando eu era criança e via que meu pai caminhava para pegar o seu violão, eu tinha certeza que ele iria começar a tocar e cantar a música “Portas Abertas”, do Grupo Logos.

A verdade é que até hoje o meu pai canta essa canção em seu quarto e, isso reflete o quanto o grupo que intérprete a canção marcou a música gospel com seus álbuns e letras atemporais, como este.


Switchfoot é uma banda americana que fez muita gente ir no Google pesquisar para ver se eles eram cristãos. E a resposta era sim e não.

Os membros sempre declaram que não gostam nenhum pouco de se rotularem e que cantam para todas as pessoas.

“Hello Hurricane” é um dos melhores álbuns já lançados pela banda em seus mais de vinte anos de estrada.

Não que isso seja um rótulo, mas a obra ganhou um Grammy para Best Rock Gospel Album. 

Tudo bem, a maioria que cantava a plenos pulmões a vingativa “Sabor de Mel”, lá em 2008, já se deu conta de que essa música não é nenhum pouco cristocêntrica.

Mas assim como Damares se deu a chance de mudar o estilo, porque você não pode dar uma chance para ela e ouvir o CD “Obra Prima”?


Eu poderia incluir aqui na lista um dos álbuns da cantora Aline Barros, mas a verdade é que ela é o nome mais expressivo da música gospel e boa parte das pessoas já conhecem seus discos de trás para frente. Então, porque não indicar o LP que foi o pontapé inicial para essa carreira tão bem sucedida?

“Tempo de Louvor“ da Comunidade Evangélica Vila da Penha, carrega em seu repertório grandes canções e, entre elas, o sucesso “Consagração”, solado por Aline ainda enquanto integrante do grupo, se tornando uma das canções mais executadas nas igrejas de todo o país.

Possivelmente enquanto você está lendo isso, em algum lugar alguém está cantando esta música agora.


O que aconteceu em 1996 para os compositores entregarem para Cristina Mel um aglomerado de músicas extremamente incríveis para serem inseridas em apenas um ÚNICO disco?

CARA, que álbum!


É verdade, Fernandinho se popularizou entre o público cristão graças aos álbuns “Sede de Justiça”, “Uma Nova História” e “Teus Sonhos”. Mas lá em 2005, ele já dava sinais e motivos de que seria um dos maiores cantores da música gospel.

O disco “Super Abundante” é um dos melhores já lançados pelo intérprete e apresenta em sua tracklist músicas realmente boas, como “Tua Fidelidade”, “Já Estou Crucificado”, “Há Um Rio” e várias outras.



Lá no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, com Cassiane não tinha isso de “tal cantor” só ouvimos na Assembléia e “tal cantor” ouvimos apenas no ministério de louvor da Batista. Praticamente todas as dominações conheciam pelo menos duas ou três músicas da cantora e, tal fenômeno ocorria devido ao fato de seus repertórios conterem canções de vários estilos.

E não é que depois de tantos anos isso ainda se repete? “Nível do Céu” é o mais recente álbum inédito da intérprete, vindo recheado de músicas para todo os tipos de públicos.

Da worship “Deixa o Céu Descer” até o forrózinho “Ele Vai Passar”, Cassiane deixa claro que canta para todas as pessoas e isso não vai mudar nem tão cedo.


É difícil escolher um álbum do grupo Altos Louvores para indicar, especialmente por eles terem uma discografia incrível.

Mas, pode ser o “Poucas Palavras” de 1990?


A maioria dos álbuns da cantora Fernanda Brum renderam grandes sucessos para as rádios e igrejas mas, por incrível que pareça, tem um que passou batido e poucas pessoas já o ouviram por completo.

Estou falando do disco “Feliz de Vez”, que mesmo tendo sido lançado em duas datas diferentes (em 1992, como o álbum de estreia da cantora e, em 2001, totalmente refeito e relançado pela gravadora MK Music), não conseguiu extrair nenhum hit como nos álbuns anteriores e sucessores a ele.

Lembro que minha irmã ganhou um dos meus pais e eu conhecia as músicas de cor, ao contrário de quase todos os meus amigos.

Ouve aí, vai!


A essa altura você já deve ter notado que essa lista é bem aleatória, né? Por isso eu resolvi indicar também um dos álbuns pentecostais que eu mais ouvi até hoje.

Rozeane Ribeiro não é um nome conhecido para muitos, mas depois de provar que era uma boa compositora escrevendo para nomes como Cassiane, Lauriete, Elaine de Jesus e tantos, ela ainda teve um longo caminho para provar que era, também, uma boa cantora. Nessa estrada ela teve uma saída um tanto amarga da MK Music, mas anos depois lançaria um excelente álbum.

“Rastro de Unção” colocou a cantora no topo das rádios, suas músicas nas pastinhas dos conjuntos das igrejas e seu nome estampado em um comercial que passava diariamente na Globo. E, posso falar? Merecido.


Eu estava sentado no banco da igreja quando um dos meus líderes colocou a música “Não Fale” para tocar enquanto o culto não começava e, a minha reação ao ouvir foi: não conseguir nem me mexer com aquela letra tão afiada.

Fui para casa e resolvi pesquisar para ver se achava mais daquele som, por sorte achei o álbum “Mais” de Os Arrais, com 'mais' uma penca de outras músicas para a gente ouvir e refletir. 


Esse eu não vou te explicar o porquê você deve ouvir. Ouça e entenderá porque ele está nesta lista.

(Meu Clamor, de Denise Cerqueira - In memoriam)


Por Herick Diener
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

ark-top"};