Há 25 anos era formado o inesquecível Grupo Voices


O ano de 2022 marca duas décadas e meia de formação do grupo feminino de maior influência e popularidade da música gospel brasileira.

 A FORMAÇÃO

O Grupo Voices surgiu em 1997, a partir de uma ideia de Marina de Oliveira, que inicialmente gravaria um álbum direcionado para o exterior, a ser lançado na CD Expo 97, uma vez que a sua gravadora, MK Publicitá na época, não possuía nenhum título em língua hispana ou inglesa.

Para isso, Marina convidou Fernanda Brum para lhe auxiliar nesse projeto. Com timbres diferenciados e pouca experiência em harmonias e vocais, Fernanda convidou Eyshila para participar e cuidar da produção vocal do trio.

A cantora Cristina Mel também foi sondada para integrar o grupo, mas acabou negando o pedido devido ao excesso de agendas que tinha, não dando a possibilidade de conciliar sua participação no mesmo.

Todo o processo de escolha de repertório, gravação e mixagem do primeiro CD do grupo foi concluído em 15 dias. Como havia prazo para entrega do produto final e, nessa época, Fernanda Brum já possuía uma agenda apertada e com muitas viagens, não pôde participar de todos os vocais, para auxiliar, e então fazer algumas canções na ausência da Fernanda, Eyshila convidou sua amiga Jozyanne. 

Quando Fernanda voltou de viagem, as meninas decidiram por mantê-la no grupo, devido à harmonia proporcionada por sua participação. 

Numa das gravações, Liz Lanne foi acompanhando sua irmã para apenas assistir, porém, quando lá estava, as meninas a convidaram para participar numa das canções e essa participação se seguiu nas demais gravações. 

Com o produto pronto, Yvelise de Oliveira, presidente da gravadora MK Publicitá, aprovou o grupo com as cinco integrantes, e assim nasceu o Voices.

O INÍCIO 


As cinco meninas gravaram juntas o CD “Colores del Amor”, álbum de estreia totalmente voltado para o exterior e lançado na Expolit, uma feira internacional de música que a gravadora estava adentrando.

Fazendo o caminho contrário dos cantores que se consagram primeiro no Brasil, para só depois buscarem o mercado exterior, o grupo se lançou inicialmente em Los Angeles, Estados Unidos.

Ao voltar da pequena turnê executada fora do país, as cinco integrantes se depararam com a aceitação do público brasileiro, mesmo com um material em outras línguas, algo extremamente inédito na música gospel da época.

Com a boa recepção do público brasileiro com o primeiro disco, as cinco integrantes se uniram novamente para gerar dois anos mais tarde o lançamento de seu segundo material, só que dessa vez em português. 

“Corações Gratos” foi lançado em 1999 e, apesar de ser diretamente para os admiradores brasileiros, ainda trazia em algumas músicas trechos entoados em inglês e espanhol. 

O RECONHECIMENTO


O sucesso definitivo do grupo veio em 2000 com o lançamento do disco “Por Toda Vida”, a obra mais vendida do quinteto.

O álbum marcou a fase de explosão do grupo nas rádios e igrejas do Brasil, originando sucessos como “Na Direção de Deus”, “Por Toda Vida”, “Tem Misericórdia de Mim”, e a música de maior repercussão que ganhou um remix e ainda levou o grupo a se apresentar em rede nacional no programa do Ratinho, “Pisa no Inimigo”.

Por mais de 100 mil exemplares comercializados do disco, o grupo recebeu o certificado de Disco de Ouro pela ABPD, em pouquíssimo tempo.

Em setembro de 2001 chegava nas lojas do país o terceiro álbum do grupo, intitulado como “Coração de Criança”. 
O disco foi produzido por Emerson Pinheiro e é o primeiro CD do quinteto voltado exclusivamente para o público infantil. 

A experiência de mãe das cantoras acabou levando-as ao desejo de produzir um CD de músicas do estilo.

O álbum possui característica didática, por meio das canções com histórias bíblicas. Também conta com músicas inéditas e as regravações de "No Egito", "Soldados de Cristo" e "Jerusalém". 

Já o reflexo da maturidade musical é exposto no álbum seguinte, “Aliança”, de 2002, marcando a definitiva consagração do grupo no país. 

Apesar de nunca ser coroado com nenhuma premiação por suas vendas, o material é aglomerado de grandes sucessos do grupo.

“Pelo Fogo” foi executada a exaustão nas igrejas, sendo cantada até nos dias atuais, enquanto as animadas “Sai” e “Perdido na Casa do Pai” se tornaram frequentes nos grupos de coreografias dos jovens, com direito ainda a “Nosso Amor é Lindo” virar um clássico entoado em milhares de casamentos, noivados e bodas, e, claro, a inesquecível “Mãe”. 

A MUDANÇA


O sexto CD do grupo, “Acústico”, foi lançado em 2005, período em que a cantora Jozyanne decide deixar o grupo para se dedicar, exclusivamente, à carreira solo, sendo substituída pela cantora e fonoaudióloga Lílian Azevedo.

No dia 27 de abril de 2005, o grupo lançou oficialmente o CD com uma noite de autógrafos e gravou ao vivo o DVD “Acústico & Ao Vivo”, no teatro Odylo Costa Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O evento marcou a saída definitiva de Jozyanne e a chegada da nova integrante Lilian Azevedo, fonoaudióloga e backing vocal, que foi convidada para entrar no grupo justamente enquanto gravava os vocais do “CD Acústico”.

A troca de Jozyanne por Lílian aconteceu durante a gravação do DVD, em pleno palco. Ao som de "Hello, Goodbye", gravada no CD anterior. As quatro integrantes originais se despediram de Jozyanne e prosseguiram o show com Lílian. 

Assim estava apresentado ao público, ao vivo, o novo Voices. 

O CD "Acústico" álbum foi o segundo do grupo a receber da Associação Brasileira de Produtores de Discos um Disco de Ouro, dessa vez por mais de 50 mil exemplares comercializados.

Já em 2007 o grupo grava o CD “Sobreviverei”, comemorando 10 anos de carreira, marcando também a estreia de Lilian Azevedo, que pela primeira vez participa de um álbum como integrante do Voices. 

A terceira música do material, “Em meio ao furação”, se tornaria um sucesso da cantora Fernanda Brum mais tarde ao ser regravada em seu DVD “Cura-me”.

Em 2008 gravaram o CD “Natal”, disco temático e com um repertório que inclui músicas tradicionais natalinas, como "Noite de Paz", além de outras oito canções inéditas.

O material teve uma tiragem única de 20 mil exemplares.

O FIM


Em 2012 lançaram o último CD da carreira, intitulado como “Para Sempre”. 

Todo o processo de produção do projeto levou cerca de um ano para ser concluído. A princípio a ex integrante Jozyanne também participaria desse último trabalho do grupo, mas de última hora não foi possível, devido a algumas cláusulas de contrato com a sua atual gravadora Central Gospel Music, o que a possibilitou de participar somente do vocal de algumas canções. 

Jozyanne se pronunciou em seu blog oficial, dizendo: “Por ter feito declarações sobre minha participação no CD do Grupo Voices em respeito a todos aqueles que acompanham o meu ministério, responderei em síntese o ocorrido. Para que ninguém se aproveite dessa situação para fazer comentários indevidos. O que aconteceu foi que como recebi o convite para participar na integra deste CD no ano de 2009, foi percebido que pela minha atual situação de não mais pertencer ao casting da gravadora, hoje seria inviável a minha participação como proposto no início, deste projeto por inteiro, por motivos contratuais, por isso o projeto seguiu sem a minha participação. Mas tenho absoluta certeza de que o CD continuará sendo uma benção na vida de muitos. A minha participação seria apenas mais um detalhe mediante ao conteúdo do CD, que por sinal tem um repertório lindo e que quem acompanha a trajetória do grupo vai gostar.”

A faixa de trabalho, que marcou e encerrou os 15 anos do Grupo, foi "Aguenta Firme", uma regravação da cantora Ludmila Ferber. 

As cenas do clipe "Aguenta Firme" refletem histórias das próprias integrantes, como Eyshila, que fez uma operação nas cordas vocais em 2008 e ficou sem voz durante um ano, Fernanda, que sofreu vários abortos espontâneos antes de finalmente engravidar, e ainda o testemunho de superação de Marina de Oliveira, que em 2010 passou por um momento de muita dor, quando perdeu seu marido e seu irmão em um acidente de ultraleve, no Rio de Janeiro. 

O lançamento do CD foi no dia 14 de março de 2012, na Igreja Batista Central da Barra durante a Quarta Profética.

E assim se encerrava o inesquecível Grupo Voices.

O LEGADO


O grupo que se formou de relance conquistou um grande espaço na música gospel em pouquíssimo tempo, por ser um mercado ainda carente de um grupo vocal formado apenas por mulheres, suprindo de uma só fez essa falta e, ainda, a de sua gravadora por um título em língua hispana ou inglesa.

Mesmo aqueles que não viveram os primeiros anos de sucesso do grupo no final da década de 90 e início dos anos 2000 já ouviram alguns de seus sucessos nos dias atuais como “Por Toda Vida”, “Mãe” ou “Pelo fogo”. Fazendo, assim, o quinteto se tornar inesquecível e atemporal.

O grupo já ganhou vários álbuns de compilação de seus sucessos como “MK CD Ouro”, “O Melhor da Música Gospe”, “Falando de Amor”, “Gospel Collection” e o DVD “MK Clipes Collection”.

Em 2015, o álbum “Por Toda Vida” foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 88º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

Em 2017 o grupo se reuniu mais uma vez para o projeto "Grandes Encontros MK 30 Anos", onde as 6 integrantes interpretaram a canção “Faça um Teste” de Marina de Oliveira.

Mas, e você, qual sua música favorita do Grupo Voices?
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

ark-top"};